quinta-feira, 5 de junho de 2014

História do Atletismo - Período Helênico jogos olímpicos classicos .

História do Atletismo - Período Helênico jogos olímpicos classicos .

A primeira fase do atletismo alcançou seu mais alto grau nas regiões da antiga cultura helênica. Concebido no princípio
como um simples jogo do esforço físico para competir e obter o reconhecimento da coletividade, com os gregos, o desporto
chegou a ser a máxima concepção estética na qual se reuniram valores morais e espirituais.

As justas píticas, istmicas, olímpicas e neméias, participavam os mais renomados escultores, poetas, pintores, dramaturgos,
músicos e historiadores da antiga hélade que exaltavam as grandes façanhas dos atletas mais brilhantes de seu tempo.

A história dos jogos helénicos remonta às épocas mais antigas. Os jogos olímpicos, o mais famoso deles foram fundados por
Hércules, o celebérrimo herói da antiguidade e cuja celebração era de quatro em quatro anos, em Olímpia.

Como exemplo da consideração tão elevada que o culto do desenvolvimento físico tinha entre os artistas gregos, temos as
odes imortais do magnífico "poeta lírico do desporto", como se tem chamado Píndaro, em que contava as vitórias panhelénicas.
Homero imortalizou as virtudes do esforço físico nos cantos épicos da Ilíada e Odisséia; e, Miron legou-nos, através de
suas esculturas maravilhosas o famoso discóbulo que simbolizou a Educação Física.

Nos Jogos Olímpicos o ponto alto era o Pentatlo, composto de corrida, arremesso de disco, salto em distância, arremesso
do dardo e luta. Cada prova era eliminatória, de sorte que chegavam à última prova apenas dois atletas. O vencedor era
coroado herói dos jogos e, a ele eram tributadas as maiores honrarias. Hoje o Pentatlo deu lugar, em importância, ao
Decatlo e ao seu vencedor dá-se o título de "0 Atleta Completo".

Em torno das provas atléticas começaram a surgir lendas, sempre com um fundo de verdade.
Conta-se que Ledas da Lacedônia era tao veloz que seus pés não chegavam a marcar a areia, que Lastheno conseguiu vencer
um cavalo, e, que Polinester conseguia alcançar uma lebre na corrida. Todos estes fatos tinham um objetivo bem claro,
glorificar os atletas e incentivar os mais jovens à pratica dos esportes utilizando o estímulo mais antigo e eficiente
que a Pedagogia conhece - a imitação. Os povos mais adiantados de nossa era tem seguido esse exemplo.


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