Na obtenção do condicionamento físico geral as qualidades físicas básicas a serem desenvolvidas são: coordenação,
resitência, velocidade, força e flexibilidade, as quais são estudadas separadamente.
- Treinamento total (trabalho generalizado)
- Desenvolvimento das qualidades físicas básicas: coordenação, força, resistência, flexibilidade e velocidade.
- Rendimento (aptidão física).
As qualidades físicas básicas tem sido motivo de muitas classificações; preferimos apresentar como tais, as acima
referidas. Toda atividade física caracteriza-se por uma duração e intensidade do esforço, provocado por um estímulo
(carga) e promovendo no organismo, adaptações. Isto nada mais é do que o princípio da sobrecarga. Entende-se por carga
o peso dos segmentos do corpo (braços, pernas, tronco), o próprio corpo, o companheiro e todos os elementos e aparelhos
utilizados em ginástica e halteres.
Princípio da sobrecarga:
Estímulo carga -- Adaptação (Organismo)
Se tivermos um esforço de curta duração e intensidade forte, teremos um trabalho quase que exclusivo da estrutura molecular
desenvolvendo a força; se esta força for realizada com velocidade, estaremos desenvolvendo potência.
Por outro lado, a resposta a estímulos de intensidade e duração médias com efeito em pequeno grau no sistema muscular e
solicitando a função cárdio respiratória, promovendo adaptações orgânicas (coração e pulmão), desenvolve a resistência;
se diminuirmos essa intensidade e prolongarmos a sua duração, desenvolveremos a qualidade "endurance", exigindo do organismo
uma reação predominante do sistema cardio respiratório.
As outras qualidades físicas: velocidade, flexibilidade e coordenação estão mais correlacionadas com o sistema nervoso;
reação neuro-muscular.
Vários pesquisadores concluiram que até os 10 anos de idade a preocupação principal deve ser a coordenação; dos 10 aos
12 anos, inicia-se a preparação visando a resistência e endurance. Após os 15 anos, a melhora da força; a flexibilidade
não se faz necessária em idades inferiores por estar presente em nível satisfatório. A velocidade não está ligada
especificamente a uma determinada idade.
Velocidade: vem determinada em parte pela hereditariedade, podendo ser beneficiada pelos exercícios.
Flexibilidade: a criança tem flexibilidade natural e após essa fase só podera mantê-la através de exercícios.
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