sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Lançamento de Dardo - Exercícios Especializados

Lançamento de Dardo - Exercícios Especializados.
Exercícios Especializados para o lançamento do dardo:
O lançamento do dardo é, entre as provas de lançamento atlético, a que exige um condicionamento físico especial, tendo em vista as exigências dinâmicas da prova. O lançamento de dardo, harmonização das qualidades básicas que identificam o velocista, o saltador e o lançador, traduz-se por um momento explosivo e, ao mesmo tempo, suave, com uma continuidade que é responsável pela beleza dos movimentos que transformam esta prova num dos lançamentos mais artísticos de um programa atlético. é, ainda, o lançamento do dardo a prova mais espontânea entre os lançamentos que integram um programa olímpico.
De fato, a singeleza de seus movimentos característicos nos lembra um garoto lançando uma pedra.

Mas a par de toda essa naturalidade de ação e harmonia de movimentos, impõe-se como uma condição básica, a grande "força explosiva" exigida do lançador e a excepcional flexibilidade solicitada das articulações rádio-umeral (cotovelo) e escápulo-umeral (ombro). E a responsabilidade dessa flexibilidade cabe, em grande parte, a elasticidade dos músculos que se inserem nas extremidades dos ossos que se articulam, definindo as articulações do cotovelo e do ombro.


Aliada a essa exigência, encontramos outra condição anatômica bem definida: a preparação excepcional, o cuidado que merece a parede dorsal, não só com o fortalecimento dos grupos musculares que aí se situam, como também da grande flexibilidade da coluna vertebral. Cuidando melhor destes "pontos fracos", nós estaremos, não só preparando adequadamente o lançador, como também colocando-o a salvo dos acidentes que, tão comumente, prejudicam a continuidade do treinamento.
Basta apenas uma rápida análise dos exercícios que compõe a série do lançamento do dardo, para nos convencer da veracidade destas afirmações.

Os diversos aparelhos citados nos exercícios poderão, com um pouco de imaginação, ser substituídos por outros mais singelos e de constituição mais fácil e por preço bem mais acessível. Experimente!

Desejamos, outrossim, chamar a atenção de nossos leitores, sobre a característica essencialmente técnica que identifica os exercícios de números 63, 64, 65 e 69.

São exercícios aplicados à "fase de aproximação" do lançamento do dardo e cujas
características técnicas são as seguintes:
A) a fase de aproximação é composta de 5 tempos rítmicos
B) nos tempos 1, 2 e 3 o atleta transporta o dardo da "posição alta para a posição baixa";
C) no tempo 4, caracterizado por um "passo cruzado" (perna direita cruza ao lado da perna esquerda), o atleta situa os
quadris e tronco em relação ao lançamento;
D) o tempo 5 representa a "posição de lançamento", partindo daqui a "ação de lançar" propriamente dita.

Fonte: Atletismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário